Organização do Tempo do Espaço e dos Materiais

 
  • Organização do Espaço:
 O espaço não diz respeito apenas à sala onde se realizam as actividades. Estende-se às casas de banho, à cozinha, aos espaços onde se guardam os materiais de consumo, ao quintal e ao pátio, se os houver, ou mesmo à área em frente ao jardim que pode ser utilizada para muitas actividades, jogos principalmente (mesmo que não tenha o aspecto de um pátio). Desde que esteja limpo, serve.
Dispondo de espaços exteriores e interiores, podem criar-se ambientes em que as crianças se sintam bem e possam brincar, aprender e desenvolver todas as suas capacidades da melhor maneira possível, contribuindo assim para as suas experiências de aprendizagem.
 
 
  • Organização dos Materiais
Não há jardins-de-infância sem materiais educativos. A escolha dos objectos e materiais educativos ou a sua produção pelo educador, com o apoio das próprias crianças, deve ser cuidadosa e adequada à idade das mesmas.
Os equipamentos e os materiais existentes condicionam o que as crianças podem fazer e aprender. 
 
Por isso a escolha deve corresponder a alguns critérios:
  •   Serem variados, duráveis, atractivos e adaptados às crianças;
  •   Serem estimulantes, estarem acessíveis, rotulados e sempre arrumados nos mesmos locais
  •   Apresentarem-se sem perigos 
  •  Serem de fácil limpeza.
A utilização de materiais naturais e de desperdício é de grande valor pedagógico: quando devidamente preparados (limpos e seguros). Podem ser utilizados para adaptar e/ou construir equipamento; permitem que seja a criança a recolher e ou construir; concretizam a colaboração dos pais de uma forma útil e
positiva.
 
  • Organização do Tempo:
O processo de aprendizagem constrói-se no tempo. As crianças necessitam de tempo para:
  •   A acção;
  •   A relação;
  •   Se descobrirem a si próprios e aos outros;
  • Se situarem no mundo e organizarem a realidade.
Cada criança tem o seu ritmo próprio de auto-estruturação emocional, cognitiva e social. O respeito pelo ritmo de cada criança e pela sua vivência do tempo é o melhor caminho para que ela se perceba única,diferente, reconhecida, valorizada e aceite.A organização temporal deve contemplar momentos para
satisfazer as necessidades da criança, pela construção gradual de uma rotina diária coerente, que lhe dê a 
oportunidade de:
  •  Comunicar;
  •  Conversar entre si;
  •  Planear as actividades e os materiais que quer utilizar;
  •   Pôr em prática os seus planos;
  •   Participar nas actividades de grupo.
  •   Rever o que fez:
  •   Brincar no recreio
  •   Fazer a sua higiene:
  •   Comer;
  •  Descansar