Organização do Tempo do Espaço e dos Materiais
- Organização do Espaço:
O espaço não diz respeito apenas à sala onde se realizam as actividades. Estende-se às casas de banho, à cozinha, aos espaços onde se guardam os materiais de consumo, ao quintal e ao pátio, se os houver, ou mesmo à área em frente ao jardim que pode ser utilizada para muitas actividades, jogos principalmente (mesmo que não tenha o aspecto de um pátio). Desde que esteja limpo, serve.
Dispondo de espaços exteriores e interiores, podem criar-se ambientes em que as crianças se sintam bem e possam brincar, aprender e desenvolver todas as suas capacidades da melhor maneira possível, contribuindo assim para as suas experiências de aprendizagem.
- Organização dos Materiais
Não há jardins-de-infância sem materiais educativos. A escolha dos objectos e materiais educativos ou a sua produção pelo educador, com o apoio das próprias crianças, deve ser cuidadosa e adequada à idade das mesmas.
Os equipamentos e os materiais existentes condicionam o que as crianças podem fazer e aprender.
Por isso a escolha deve corresponder a alguns critérios:
- Serem variados, duráveis, atractivos e adaptados às crianças;
- Serem estimulantes, estarem acessíveis, rotulados e sempre arrumados nos mesmos locais
- Apresentarem-se sem perigos
- Serem de fácil limpeza.
A utilização de materiais naturais e de desperdício é de grande valor pedagógico: quando devidamente preparados (limpos e seguros). Podem ser utilizados para adaptar e/ou construir equipamento; permitem que seja a criança a recolher e ou construir; concretizam a colaboração dos pais de uma forma útil e
positiva.

- Organização do Tempo:
O processo de aprendizagem constrói-se no tempo. As crianças necessitam de tempo para:
- A acção;
- A relação;
- Se descobrirem a si próprios e aos outros;
- Se situarem no mundo e organizarem a realidade.
Cada criança tem o seu ritmo próprio de auto-estruturação emocional, cognitiva e social. O respeito pelo ritmo de cada criança e pela sua vivência do tempo é o melhor caminho para que ela se perceba única,diferente, reconhecida, valorizada e aceite.A organização temporal deve contemplar momentos para
satisfazer as necessidades da criança, pela construção gradual de uma rotina diária coerente, que lhe dê a
oportunidade de:
- Comunicar;
- Conversar entre si;
- Planear as actividades e os materiais que quer utilizar;
- Pôr em prática os seus planos;
- Participar nas actividades de grupo.
- Rever o que fez:
- Brincar no recreio
- Fazer a sua higiene:
- Comer;
- Descansar