O Quotidiano

Para uma intervenção Educativa com qualidade os  (as) educadores (as) devem considerar alguns 
princípios básicos na metodologia que utiliza no seu trabalho directo com as crianças:
 
• Organizar o contexto educativo (espaço, materiais, tempo, clima, grupo) onde o jardim-deinfância funciona, de forma motivadora e adequada à idade e ao desenvolvimento das crianças 
para proporcionar-lhes experiências variadas e com sentido. 
 
• Acolher as crianças estabelecendo com elas relações afectuosas, construindo um ambiente seguro 
e um clima de interacções positivas baseado na confiança, empatia e respeito mútuo.
 
• Adequar as actividades e as experiências ao  nível do desenvolvimento e às necessidades das 
crianças. 
 
• Utilizar metodologias globalizantes centradas na criança (nas suas possibilidades e interesses), 
dando liberdade e o tempo para a criança experimentar, comparar, combinar os materiais, entrar 
em relação com os outros e descobrir o meio que a cerca numa educação orientada para a 
autonomia e para a cidadania responsável. 
 
• Deixar a criança aprender através da sua própria acção. A aprendizagem activa estimula a 
imaginação e incentiva a criança a ter uma boa imagem de si própria.
 
• Favorecer o prazer que as crianças têm pela descoberta e pela pesquisa, através da qual se 
realizam um conjunto de actividades viradas para a acção. Durante este processo vão adquirir 
competências, atitudes e saberes. 
 
• Promover e apoiar actividades lúdicas, favorecendo e apoiando o jogo e as brincadeiras da 
criança, de acordo com as áreas de conteúdo numa perspectiva integrada. Valorizar os 
conhecimentos que as crianças já trazem e criar  urna ambiente estimulante e seguro, para elas 
construírem aprendizagens significativa