O Quotidiano
Para uma intervenção Educativa com qualidade os (as) educadores (as) devem considerar alguns
princípios básicos na metodologia que utiliza no seu trabalho directo com as crianças:
• Organizar o contexto educativo (espaço, materiais, tempo, clima, grupo) onde o jardim-deinfância funciona, de forma motivadora e adequada à idade e ao desenvolvimento das crianças
para proporcionar-lhes experiências variadas e com sentido.
• Acolher as crianças estabelecendo com elas relações afectuosas, construindo um ambiente seguro
e um clima de interacções positivas baseado na confiança, empatia e respeito mútuo.
• Adequar as actividades e as experiências ao nível do desenvolvimento e às necessidades das
crianças.
• Utilizar metodologias globalizantes centradas na criança (nas suas possibilidades e interesses),
dando liberdade e o tempo para a criança experimentar, comparar, combinar os materiais, entrar
em relação com os outros e descobrir o meio que a cerca numa educação orientada para a
autonomia e para a cidadania responsável.
• Deixar a criança aprender através da sua própria acção. A aprendizagem activa estimula a
imaginação e incentiva a criança a ter uma boa imagem de si própria.
• Favorecer o prazer que as crianças têm pela descoberta e pela pesquisa, através da qual se
realizam um conjunto de actividades viradas para a acção. Durante este processo vão adquirir
competências, atitudes e saberes.
• Promover e apoiar actividades lúdicas, favorecendo e apoiando o jogo e as brincadeiras da
criança, de acordo com as áreas de conteúdo numa perspectiva integrada. Valorizar os
conhecimentos que as crianças já trazem e criar urna ambiente estimulante e seguro, para elas
construírem aprendizagens significativa