Actividades no Jardim de Infância

A rotina baseia-se na repetição de actividades e ritmos, na organização espácio-temporal da sala e
desempenha importantes funções na configuração do contexto educativo. Constitui um marco de referência, pois uma vez apreendido pela criança dá uma grande liberdade de movimento, tanto às crianças como ao educador. Com crianças pequenas as rotinas exercem um importante papel de lhes dar segurança, de as fazer sentir comodamente. Uma vez que sabem fazer essas rotinas diárias sentem-se muito mais donos do seu tempo e mais seguro, pois sabem o que fazer.
A rotina desempenha também um papel facilitador na captação do tempo e dos processos temporais. A criança aprende a existência de fases, do nome, dessas fases e o seu encadeamento sequencial. As rotinas contribuem para o desenvolvimento das crianças, pois oferece-lhes a oportunidade de explorar, auto-organizar-se, ter conhecimentos da realidade e o uso funcional dos seus recursos, autonomia e tomada de decisões.
É de referir que a rotina funciona como um suporte para o educador, pois permite-lhe gerir melhor
o seu tempo, contudo, tem de ser flexível na medida em que, com crianças pequenas seria impensável
supor processos rígidos.
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O jogo com regras:
Os jogos são brincadeiras espontâneas que se tornam institucionalizadas através da criação de regras específicas que regem o jogo, o comportamento dos participantes, onde as regras devem ser comunicadas com precisão e onde podem ser aprendidas ou ensinadas a outros indivíduos.
O jogo depende, então, da aceitação e aderência das regras por parte dos participantes para existir, sendo mais formal, convencional e universal que as brincadeiras.

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Objectivos das actividades no jardim-de-infância:
• Desenvolvimento sócio-afectivo
• Desenvolvimento cognitivo
• Desenvolvimento psicomotor
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Meios para atingir estes objectivos:
- utilização do jogo como instrumento de desenvolvimento da cognição: esconder objectos pode ensinar à criança que os objectos permanecem; despejar o conteúdo de uma caixa podem aprender a relação causaefeito;se empilharem peças podem aprender a relacionar tamanho e forma;...;
- utilizar as rotinas diárias significativas para a criança como momento de aprendizagem;
- proporcionar à criança experiências significativas, organizadas e diversificadas;
- proporcionar actividades onde o principio, o meio e o fim sejam claros e onde ambos (aluno eprofessor/educador) possam realizá-la em conjunto;
- proporcionar espaços seguros para a aprendizagem e para a brincadeira;
- dar oportunidade ao aluno de experimentar várias situações onde tenha controlo sobre o seu ambiente,de forma a generalizar os skills aprendidos;
- aplicar jogos/objectos/materiais que propiciem o desenvolvimento da cognição;
- arrumar os materiais e objectos em locais próprios, desenvolvendo a orientação e a consistência ambiental;
- utilizar materiais/objectos de diferentes texturas, tamanhos, formas, cores, pesos, etc.;
- deixar o aluno explorar objectos, alimentos e pessoas;
- permitir que os objectos/materiais estejam ao alcance do aluno;
- use objectos simples de forma a facilitar a sua exploração por parte da criança e que sejam significativos para ela;
- garantir que a informação fornecida e as competências a desenvolver sejam úteis e contribuam para aumentar a sua independência na vida futura;
- motivar o aluno para a aprendizagem e saber qual o tipo de reforço mais efectivo para a criança (prémio social, comida, brinquedo preferido...);