A importância das áreas de comunicação, expressão e representação
“Cabe ao educador alargar intencionalmente as situações de comunicação, em diferentes contextos, com diversos interlocutores, conteúdos e intenções que permitam às crianças dominar progressivamente a comunicação como receptores”
“O domínio das diferentes formas de expressão implica diversificar as situações e
experiências da aprendizagem, de modo a que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo e contactando com diferentes materiais que explorar, manipular e transformar de forma a tomar consciência de si próprio na relação com os objectos”.
• Linguagem oral e escrita
Área da Expressão e Comunicação - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

Objectivos:
1. Favorecer o interesse pelas actividades lúdicas
2. Favorecer a utilização da comunicação não verbal
3. Promover a utilização de diferentes códigos simbólicos convencionais e não convencionais.
4. Favorecer o conhecimento dos diferentes géneros literários ( prosa ,poesia...)
5. Familiarizar a criança com o código escrito
6. Promover a utilização de registos e outras representações gráficas.
7. Facilitar a compreensão das regras próprias do código escrito
Estratégias:
1. Organização do ambiente educativo que favoreça a interacção e a comunicação
2. Através de conversas diárias com as crianças em grande grupo ou individuais
3. Exploração de rimas, lengalengas, adivinhas, trava-línguas, jogos de linguagem descobrir
semelhanças / diferenças, relações fonológicas em palavras...
4. Contacto com livros, revistas jornais, cadernos, dicionários...
5. Contar noticias da escola, da televisão, de casa e regista-las no jornal de parede
6. Organizar actividades que impliquem o desenho para substituir palavras
7. Organização e utilização de bibliotecas
8. Ordenar desenhos para contar histórias
• Lógica –matemática

Objectivo:
1. Promover o desenvolvimento de actividades de manipulação que desenvolvam as capacidades de
classificação, seriação e ordenação
2. Favorecer a compreensão da utilidade do número na resolução de problemas da vida quotidiana
3. Favorecer a realização de actividades que impliquem relações entre os objectos
4. Favorecer a realização de tarefas que impliquem o raciocínio lógico (tabelas de dupla entrada
com critérios variados).
Estratégias:
1. Realização de jogos de construções / blocos
2. Manipular objectos que permitam descobrir noções espaciais: longe / perto; atrás / à frente;
dentro / fora...
3. Actividades que permitam classificações e formação de conjuntos
4. Organizar actividades que impliquem tarefas de medição
5. Organizar actividades que impliquem experiências com água
6. Organização de experiências que permitam a utilização da balança e do dinheiro
• Gráfica plástica - Expressão Plástica
Objectivos:
1. Proporcionar o domínio progressivo de diversos materiais e instrumentos de expressão plástica
2. Promover a utilização da expressão plástica como forma de comunicar ou registar
3. Proporcionar a realização actividades de expresso plástica ao nível tridimensional.
4. Valorizar as criações plásticas como suporte para o jogo lúdico-dramático.
5. Favorecer o desenvolvimento da sensibilidade às questões estéticas.
Estratégias:
1. Organização de actividades de desenho, pintura, rasgagem, digitinta, modelagem...
2. Elaboração de registos de passeios, visitas de estudo, histórias, acontecimentos, notícias...
3. Elaboração de presentes para dias festivos.
• Corporal dramática - Expressão Dramática

Objectivos:
1. Promover o interesse pelo conhecimento das possibilidades de expressão do próprio corpo
2. Favorecer o conhecimento da utilização de diferentes técnicas de expressão dramática para
exprimir ideias, pensamentos, sentimentos e histórias.
Estratégias:
1. Actividades de jogo simbólico
2. Actividades de comunicação verbal e não verbal
3. Actividades de jogo dramático (dramatização, representação, teatro de fantoches, teatro de sombras ).
4. Actividades lúdicas estruturadas e livres.
• Cientifica/Natural/Meio social

Área do Conhecimento do Mundo
Objectivos:
1. Favorecer o desenvolvimento da curiosidade.
2. Proporcionar experiências de descoberta e contacto com o meio próximo
3. Favorecer o contacto com os diferentes saberes científicos – sensibilização às ciências.
4. Proporcionar o contacto com os diferentes saberes sociais.
5. Promover o desenvolvimento das capacidades de observação, registo e construção de conceitos, obedecendo aos princípios do método científico.
Estratégias:
1. Visitas a diferentes locais.
2. Reconhecimento e valorização dos aspectos culturais, históricos e geográficos do meio
circundante.
3. Observação e registo dos aspectos meteorológicos. Utilização das rotinas para vivenciar normas e regras de higiene.
4. Organização de actividades de colaboração com outras entidades promotoras de saúde.
5. Organização de experiências na sala.
• Musical

Objectivos:
1. Favorecer a exploração de sons e ritmos
2. Promover o desenvolvimento da capacidade de identificar e produzir os diferentes aspectos e
características do som: intensidade, altura, timbre e duração.
3. Favorecer o desenvolvimento da capacidade de escutar, dançar, tocar e criar.
4. Promover o conhecimento de diferentes géneros de música.
Estratégias:
1. Organização de actividades de exploração de instrumentos música convencionais e não
convencionais.
2. Realização de jogos de exploração de sons do corpo, da natureza, dos diferentes materiais
sonoros.
3. Registo e reprodução em áudio, de vários tipos de sons e músicas.