A criança no Jardim de Infância

 
O jardim-de-infância configura-se como um espaço de tempo privilegiado para aprendizagens estruturantes e decisivas no desenvolvimento da criança. 

O Jardim de Infância destina-se a todas as crianças a partir dos três anos de idade até à entrada no Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

Nas grandes cidades os jardins-de-infância situam-se em espaços próprios, enquanto que nas cidades pequenas, e no campo, estes funcionam juntamente com as escolas básicas.

 

Os jardins-de-infância são maioritariamente públicos, existindo, no entanto, alguns estabelecimentos privados, e funcionam nos dias úteis de segunda a sexta feira .

Os objetivos gerais pedagógicos definidos para a educação pré-escolar são:

•      Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiencias de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;

•      Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;

•      Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;

•      Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;

•      Desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

•      Despertar a curiosidade e pensamento crítico;

•      Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;

•      Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;

•      Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.