Organização da vida em estabelecimentos de Primeira Infância :

  •  O quotidiano (rotina) na creche: 

   As rotinas são muito importantes nesta fase inicial do desenvolvimento da criança, pois proporcionam experiências de aprendizagem a todos os níveis .

Além de serem utilizadas como estratégias para atingir determinados objetivos, transmitem ainda segurança, na medida em que a criança começa a perceber o que acontece em cada etapa do seu dia.

É desta forma que as rotinas devem ser programadas no início do ano e realizadas diariamente. Assim, as crianças começam a assimilar e a diferenciar os diferentes momentos do dia, começando a encadeá-los.

07h30 Abertura da Creche
07h30 - 09h15 Acolhimento das crianças
09h15 - 09h40 Canção do Bom Dia/Marcação das Presenças, etc.
09h40 - 10h00 Reforço da Manhã (lanche)
10h00 Início das Atividades Orientadas
11h00 Higiene e Preparação para o Almoço
11h30 - 12h30 Período de Almoço
12h30 Início da Sesta
15h00 Higiene e Preparação para o Lanche
15h30 - 16h00 Período do Lanche
16h00 Início das Atividades Livres
19h30 Encerramento da Creche

 

 

  • Contacto com a familia e comunidade :

A maneira como a familia vê a entrada da criança  para a creche tem muita influencia nas emoçoes e reaçoes das crianças durante o período de adaptação. É comum as crianças apresentarem modificaçoes nos seus comportamentos porque a creche cria adaptacão  como podemos observar:
  • Alteração de sono
  • Resistençia á alimentaçao
  • Reijeião ao espaço
  • Aquisiçao de um objeto de referencia (ex: fralda; a chupeta, um brinquedo.)

 

  •  Utilização do tempo e do espaço:_

 
  • Área  do Acolhimento :

É um local de reunião, onde todos se sentam em roda para partilhar vivências, contar histórias, cantar, realizar alguns jogos, sendo este também o local onde programamos todo o trabalho que pretendemos realizar ao longo do dia.

 

 

  • Área da Biblioteca :
Nesta área a criança manuseia livros, inventa histórias, “lê” histórias, conta histórias, manuseia ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias...

 

 

  • Área da Expressão Plástica :

Nesta área a criança experimenta vários materiais e suportes, realiza vários trabalhos com: 

  • materiais reutilizáveis
  •  realiza colagens
  •  pinturas
  •  desenhos com variadas técnicas
  •  manuseia tesouras
  •   colas
  •  experimenta e treina noções de espaço relativos ao suporte que nele se inscreve.

 

  • Área da matemática:

  Esta área está interligada especialmente com a área dos jogos onde a criança, podendo ser criada separada em função dos interesses do grupo.