Organização da vida em estabelecimentos de Primeira Infância :
- O quotidiano (rotina) na creche:
As rotinas são muito importantes nesta fase inicial do desenvolvimento da criança, pois proporcionam experiências de aprendizagem a todos os níveis .
Além de serem utilizadas como estratégias para atingir determinados objetivos, transmitem ainda segurança, na medida em que a criança começa a perceber o que acontece em cada etapa do seu dia.
É desta forma que as rotinas devem ser programadas no início do ano e realizadas diariamente. Assim, as crianças começam a assimilar e a diferenciar os diferentes momentos do dia, começando a encadeá-los.
07h30 | Abertura da Creche |
07h30 - 09h15 | Acolhimento das crianças |
09h15 - 09h40 | Canção do Bom Dia/Marcação das Presenças, etc. |
09h40 - 10h00 | Reforço da Manhã (lanche) |
10h00 | Início das Atividades Orientadas |
11h00 | Higiene e Preparação para o Almoço |
11h30 - 12h30 | Período de Almoço |
12h30 | Início da Sesta |
15h00 | Higiene e Preparação para o Lanche |
15h30 - 16h00 | Período do Lanche |
16h00 | Início das Atividades Livres |
19h30 | Encerramento da Creche |
-
Contacto com a familia e comunidade :
- Alteração de sono
- Resistençia á alimentaçao
- Reijeião ao espaço
- Aquisiçao de um objeto de referencia (ex: fralda; a chupeta, um brinquedo.)

-
Utilização do tempo e do espaço:_
- Área do Acolhimento :
É um local de reunião, onde todos se sentam em roda para partilhar vivências, contar histórias, cantar, realizar alguns jogos, sendo este também o local onde programamos todo o trabalho que pretendemos realizar ao longo do dia.
- Área da Biblioteca :
- Área da Expressão Plástica :
Nesta área a criança experimenta vários materiais e suportes, realiza vários trabalhos com:
- materiais reutilizáveis
- realiza colagens
- pinturas
- desenhos com variadas técnicas
- manuseia tesouras
- colas
- experimenta e treina noções de espaço relativos ao suporte que nele se inscreve.
- Área da matemática:
Esta área está interligada especialmente com a área dos jogos onde a criança, podendo ser criada separada em função dos interesses do grupo.