Objetivos :

 
  • Desenvolvimento Afetivo:

Desenvolvimento Afetivo e umas das fases de desenvolvimento onde  começa  o amadurecimento da criança.

O afeto é de fundamental  na construção da inteligência, isto é, a afetividade corresponde aos sentimentos, às emoções, aos desejos, às vontades e aos valores, que dão suporte às ações.

À medida que a criança estiver afetivamente perturbada por qualquer razão e, por isso, encontrar-se ansiosa, triste, desanimada, com baixa auto-estima, o desenvolvimento geral dela poderá ser atrasado.

 Nessa fase de desenvolvimento tanto os pais quanto os professores são importantes, pois são eles, as pessoas mais experientes que vão coordenar o processo de aprendizagem, a educação dada em casa irá refletir na escola com os colegas e professores.

 
  • Desenvolvimento Relacional:

O desenvolvimento relacional é como as crianças se relacional com as outras pessoas e o ambiente em que está inserido.

Esta fase é muito importante pois é onde a criança expressa as suas emoções, fantasias e inteligência mas também mostra os seus medos, sentimentos. É sobretudo um espaço onde a criança se deve sentir livre.
 
 
  • Desenvolvimento Motor:

O bebê ao nascer ainda não senta, não anda, devido ao seu sistema nervoso que ainda está imaturo em vários aspectos, entre eles o tônus muscular estará diminuído no pescoço e tronco e aumentado em braços e pernas. 

E para que o bebê adquira habilidades, este sistema nervoso precisará amadurecer, o que ocorre no primeiro ano de vida, e vai até 3 anos de idade.

 
  • Desenvolvimento da Linguagem:

O desenvolvimento da linguagem é um processo muito complexo. 
Falar implica ouvir e processar o que se ouve, replicar utilizando as palavras adequadas e fazendo os movimentos articulares certos utilizando músculos e tendões específicos e regulando a capacidade respiratória. 
 
Para falar temos de pensar, construir frases, escolher as palavras, recorrer a símbolos para expressar o nosso pensamento, tudo numa fracção de segundos, de modo a partilhar sentimentos, ideias, valores, factos e pensamentos.
 
 A evolução da linguagem, tal como acontece com o desenvolvimento da criança noutras áreas, é um processo gradual e não é igual para todas – umas têm um ritmo mais lento, outras mais acelerado. 
Por volta da 3ª semana de vida o bebé começa a esboçar o sorriso dirigido aos pais, sabendo que este é o melhor meio de captar a sua atenção.
 
 
  • Desenvolvimento da Autonomia:

As crianças são indivíduos únicos com seu próprio caráter, temperamento, sentimentos, gostos e sonhos. Incentivar a autonomia leva à auto-determinação e independência.

O desenvolvimento da identidade e da autonomia dos pequenos não ocorre de maneira adequada se não for estimulado.

 Todo educador que trabalha na creche desempenha um papel essencial, pois ele ajuda a criança a desenvolver-se.

 
  • Desenvolvimento Sensorial:

Uma das principais preocupações dos pais é que os seus filhos cresçam e se desenvolvam de modo adequado.
 Nos primeiros anos de vida, um dos aspectos mais importantes é o seu desenvolvimento sensorial, pois é através do:
 
  • Cheiro

Relativo ao cheiro, uma habilidade de perceber correctamente, discriminar, processar e responder a diferentes odores.

 
  • Toque

O sentido do tacto; resposta dos receptores da pele sobre o toque, pressão, temperatura, dor e movimento dos pêlos sobre a pele.

  •  Contacto visual

Relativo à vista, a habilidade de perceber correctamente, discriminar, processar e responder ao que se vê.

  •  Troca de palavras:

Relativo à boca, a habilidade de perceber correctamente, discriminar, processar e responder aos paladares ou a estímulos dentro da boca

  •  Audição

Contribuição relativa aos sons, a habilidade de perceber correctamente, discriminar, transformar e reagir a sons;

 

que o bebé começa a explorar e comunicar com o mundo envolvente, estabelecendo o primeiro, e tão importante, vínculo com os seus cuidadores.

Neste período, com a ajuda do adulto, os bebés aprendem a explorar o envolvimento e o seu próprio corpo através dos seus sentidos e dos seus movimentos.

  • Desenvolvimento percetivo:

O desenvolvimento perceptivo é um prcesso dependente da atividade.
A percepção refere-se às funções que permitem captar os estímulos do ambiente, para posterior processamento de informação.Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações do ambiente, que podem ser de natureza visual.